Acupuntura e Nutrição

Luíza Freitas Velho, formada em Nutrição pela Universidade Paulista de Brasília (UNIP)2004. Formada em Acupuntura pela Escola Nacional de Acupuntura (ENAc) 2010. Especializada em Acupuntura Chinesa e Estética.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Medicina Chinesa, Acupuntura e Alimentação Saudável

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é uma das mais antigas formas de medicina oriental e tem como base filosófica a polaridade YIN e YANG . O predomínio da energia YANG está no dia, na primavera e verão, no masculino, no calor, na luz, na extroversão, no movimento, na força e no exterior. Enquanto que o predomínio da energia YIN está na noite, no outono e inverno, no feminino, no frio, no escuro, na introversão, na quietude, na fraqueza e no interior.
YIN e YANG são forças antagônicas e complementares que, quando em equilíbrio, são responsáveis pelo bem estar, longevidade e felicidade. Por outro lado, se estas forças estiverem desequilibradas inúmeras doenças, mal estar e infelicidade podem se manifestar.
A MTC inclui entre os seus princípios o estudo da teoria dos cinco elementos e o sistema de circulação energética pelos meridianos existentes ao longo do corpo. A MTC pode ser vista como uma medicina preventiva, pois através da acupuntura, da alimentação terapêutica chinesa e outras técnicas complementares o sistema imunológico se fortalece e o corpo se protege contra possíveis contaminações.
Segundo a MTC, o ser humano é visto como parte integrante da natureza e é constituído pelos cinco elementos representados pelo Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira. Por isso, é fundamental a interação harmônica do ser humano com o meio ambiente segundo os ciclos da natureza, pois cada elemento é responsável pelo funcionamento harmônico de um determinado órgão.
A Acupuntura é uma antiga prática Chinesa baseada na crença de que a saúde é determinada pelo fluxo suave de Qi, a energia vital que flui dentro de todos os seres vivos. Esta energia flui ao longo de todo o corpo através de meridianos, onde cada um dos meridianos associa-se a um órgão específico. Se o fluxo de energia está balanceado, o indivíduo goza de boa saúde. Por outro lado, se o fluxo suave de energia é interrompido pelo excesso de trabalho, excesso ou ausência de atividade física, má alimentação, estresse e correria do cotidiano várias doenças poderão surgir.
O tratamento com Acupuntura restaura o fluxo suave de energia do corpo e resulta em equilíbrio e auto-regulação. Quando um tratamento com a acupuntura é iniciado, hábitos de vida e alimentares saudáveis são adotados por nós para a manutenção do bem estar e equilíbrio.
A Alimentação terapêutica Chinesa (ATC) é uma alimentação preventiva que ajuda na manutenção da saúde, do fluxo energético dos órgãos e vísceras e visa o bem estar do ser humano. Na ATC os alimentos são classificados segundo o sabor, a natureza, o movimento que induzem, o lugar de ação, a forma e a cor. Os sabores, ou a sensação que determinados sabores emanam, estão diretamente relacionados a determinados órgãos segundo o ciclo dos cinco elementos. É importante saber que cada sabor, em quantidade moderada, tonifica o órgão correspondente (cinco elementos), enquanto que o mesmo em excesso promove o efeito contrário e o debilita.
Uma dieta equilibrada deve conter todos os sabores, com prevalência dos mais indicados segundo a constituição física do indivíduo, pois todos os seres têm suas características e peculiaridades que devem ser respeitadas. Por exemplo, uma pessoa muito YANG, muito agitada com tendência a desenvolver gastrite, precisa se alimentar com alimentos mais YIN capazes de esfriar o calor e nutrir seus órgãos internos. Já uma pessoa mais calma, introspectiva precisa se alimentar com alimentos mais YANG que sejam capazes de gerar, mover e promover o fluxo suave da energia. Por isso, é importante haver o equilíbrio entre a ingestão de alimentos com energia YIN e YANG, alimentos de natureza fria, quente e neutra para a manutenção da saúde física e mental do indivíduo. Entre YIN e YANG existem caminhos sutis que podem funcionar como chave para a longevidade. Devemos considerar nossas intuições e a sensibilidade deve nos orientar.
Aqui estão alguns alimentos classificados como YANG e que podem ser consumidos em estações mais frias, quando se sentir mais introspectivo ou até mesmo deprimido: vinagre, alcaparras, tomilho, gengibre, alho, alho poró, pimentas de todos os tipos, cebolinha, curry, carnes, aves, peixes, frutos do mar, ovos, hortaliças cozidas, canela em pó, café, tâmara, castanhas, amêndoas, nozes, leguminosas entre outros.
Já os alimentos mais YIN são indicados para pessoas muito agitadas e podem ser consumidos em estações mais quentes do ano: frutas, hortaliças cruas, cereais integrais, algas, tofu, carnes brancas, aspargos, brotos de alfafa, de trevo, de feijão, palmitos, quiabo, cenoura crua, hortelã entre outros.
É necessário levarmos em consideração alguns aspectos importantes que melhoram a saúde e geram qualidade de vida. Os tópicos abaixo estão relacionados com hábitos de vida e alimentares saudáveis. Estes devem ser entendidos como parte de um guia para a vida cotidiana e, nunca, como regras fixas a serem seguidas:

- Equilibrar a atividade e o descanso;
- Fazer exercícios físicos diariamente;
- Atitude positiva diante da vida, aprender a deixar fluir;
- Não abusar da TV, do computador e outros eletrônicos;
- Harmonizar os 5 sabores (amargo, doce, picante, salgado e azedo);
- Mastigar bem(de 20 a 50 vezes) e com calma;
- Evitar alimentos congelados, enlatados, refinados, com conservantes e corantes artificiais;
- Dar preferência a alimentos de cultivo orgânico, frescos, integrais e da estação;
- Evitar dietas monótonas e adotar dietas com cereais integrais, sementes oleaginosas, leguminosas, hortaliças frescas, brotos, raízes e tubérculos, temperos com ervas frescas, frutas e carnes brancas.
- Evitar líquidos gelados durante as refeições (os chás são digestivos e ajudam na absorção dos nutrientes);
- Tomar líquidos entre as refeições;
- Evitar jejuar por muito tempo;
- Não se alimentar tarde da noite, melhor se antes das 21h, ou pelo menos 2h antes de deitar;
- Regularidade nos horários das refeições; ao mesmo tempo evitar a obsessão, pois esta sobrecarrega o Baço;

Nenhum comentário:

Postar um comentário