Acupuntura e Nutrição

Luíza Freitas Velho, formada em Nutrição pela Universidade Paulista de Brasília (UNIP)2004. Formada em Acupuntura pela Escola Nacional de Acupuntura (ENAc) 2010. Especializada em Acupuntura Chinesa e Estética.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Acupuntura

Todos já ouviram falar, poucos já experimentaram, mas muitos de fato não sabem o que é e para que serve a acupuntura!
A acupuntura é o meio pelo qual, através da inserção de agulhas, faz-se a introdução, a circulação e o desbloqueio da energia no organismo, por meio da estimulação de determinados pontos reflexos no corpo que possuem ações terapêuticas.
A acupuntura surgiu na China há aproximadamente 4.500 anos, e os estudos arqueológicos demonstram que, já no período de 2704-2100 a.C, ela não apenas já possuía suas bases, como apresentava também, certo nível de desenvolvimento. Se antes as agulhas usadas eram de lascas de pedra, bambu e barro cozido, hoje em dia o avanço tecnológico permitiu que fossem utilizados outros instrumentos, como ligas de prata, ouro e aço inoxidável, assim como técnicas de radiações infravermelhas, raio laser e outros equipamentos.

Acupuntura no Ocidente

Apesar de sua antiguidade, a acupuntura só foi introduzida no Ocidente no final do Século XVIII por jesuítas e médicos viajantes, chegando ao seu auge na França no início do século XIV, de onde se espalhou por toda a Europa. No Brasil, a acupuntura foi introduzida na década de 50 e cresceu devido à imigração dos povos orientais, que trouxeram não apenas a acupuntura, mas toda a bagagem de uma cultura milenar, como artes marciais e plásticas, culinária, filosofia e literatura.

Indicações da Acupuntura

Aumento da vitalidade e energia
Aumento das funções físicas e atléticas
Controle de dor
Doenças do trato respiratório
Doenças oftalmológicas
Distúrbios da cavidade bucal
Distúrbios gastrintestinais
Distúrbios neurológicos
Distúrbios ginecológicos
Distúrbios ortopédicos
Emagrecimento
Fortalecimento do sistema imunológico
Redução do estresse
Regularidade da pressão arterial


Vantagens da Acupuntura

A acupuntura é considerada uma técnica bastante segura, não possuindo efeitos adversos relevantes.
Ela pode ser útil em praticamente todas as enfermidades, pois mesmo em casos cirúrgicos, a acupuntura pode ser usada para melhorar o estado imunológico do paciente e apressar a recuperação no período pós-cirúrgico.
Oferece auxílio para todas as faixas etárias e é facilmente associada a outras modalidades terapêuticas.
Constitui-se num tratamento mais econômico em relação ao tradicional método da alopatia.
Obtém melhores resultados do que algumas drogas para patologias que a medicina moderna ainda não conseguiu resolver.
Seu diagnóstico e tratamento consideram o paciente como um todo, ao contrário da atual fragmentação médica, em que o paciente precisa consultar diversos profissionais para tratar de apenas uma síndrome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário