Acupuntura e Nutrição

Luíza Freitas Velho, formada em Nutrição pela Universidade Paulista de Brasília (UNIP)2004. Formada em Acupuntura pela Escola Nacional de Acupuntura (ENAc) 2010. Especializada em Acupuntura Chinesa e Estética.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

A Forma dos alimentos


A forma dos alimentos
Na Medicina Tradicional Chinesa a forma dos alimentos sempre foi considerada
uma fonte fidedigna de informações sobre suas características e suas ações no
organismo, assim como o sabor e a cor.
Abaixo temos uma lista de alimentos e suas correspondências com os órgãos e vísceras:
Na MTC, a batata-doce é considerada um grande alimento para favorecer as funções do Baço/Pâncreas e manter as funções digestivas em ordem. Olhando de perto, suas semelhanças com o nosso pâncreas são evidentes.
Uma Cenoura cortada parece-se com o olho humano. A pupila, a íris e as linhas radiantes são idênticas ao olho humano. Na MTC, as cenouras são consideradas fonte de nutrição do aspecto Yin do Fígado, ou seja do sangue e da constituição física do Fígado.
Um tomate tem quatro câmaras e é vermelho. O coração é vermelho e tem quatro câmaras. Na MTC, os tomates são grandes amigos do Coração e trazem tranquilidade para o Shen (energia celestial armazenada no Coração).
As uvas pendem de um cacho que tem a forma do coração. Além do mais, cada uva lembra uma célula sanguínea. Na MTC, as uvas,principalmente as vermelhas, têm grande afinidade pelo Coração e também são usadas para nutrir seu aspecto Yin.
Uma noz é parecida com um pequeno cérebro, um hemisfério esquerdo e direito. Mesmo as circunvoluções sobre as nozes são parecidas com o neo-córtex. Na MTC, as nozes são essenciais para nutrir o Mar da Medula e o Rim (Shen).

Nenhum comentário:

Postar um comentário